Inscrições prorrogadas até o dia 14/10/2024, nao perca esta oportunidade!!! Período de Inscrição:
05/09/2024 a 11/10/2024.
Objetivo:
Desenvolver junto ao discente os
conhecimentos conceituais e empíricos básicos acerca do campo da avaliação
educacional, dando a ele insumos para a compreensão, a utilização e o pensamento
crítico sobre a temática. A intenção é
buscar compreender os principais desafios subjacentes ao campo dos sistemas
educacionais. A avaliação de impacto
será comparada com outras práticas metodológicas onde construiremos diversos
aprendizados do processo avaliativo perseguindo a eficiência, eficácia e
efetividade comuns na operacionalização da racionalidade da avaliação de
políticas educacionais.
Público-alvo:
Profissionais
de qualquer área do conhecimento e interessados em capacitarem-se na área de
Avaliação de Políticas e Sistema Educacionais com o Foco em Análise de
Evidências.
Ementa
Avaliação de políticas educacionais com o foco em análise de evidências.
Desenvolver junto ao discente os conhecimentos conceituais e empíricos básicos
acerca do campo da avaliação educacional, dando a ele insumos para a
compreensão, a utilização e o pensamento crítico sobre a temática. Serão apresentados sistemas e programas
avaliativos educacionais, com foco na centralidade ocupada pela avaliação
externa nas políticas educacionais contemporâneas, ressaltando possíveis
consequências da utilização destes sistemas para a avaliação das escolas
enquanto instituição. São eles: a) âmbito internacional: PISA
(Programme for International Student Assessment ou Programa Internacional
de Avaliação de Estudantes); e âmbito nacional: SAEB (Sistema de Avaliação da
Educação Básica), ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, e SIMAVE - Sistema
Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública.
O Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE)
será apresentado, com foco nas avaliações externas. São elas:
·
âmbito estadual: Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) e
Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEBE);
·
âmbito nacional: Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Exame
Nacional do Ensino Médio (ENEM); e
· âmbito internacional: Programme for International Student Assessment ou
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e Progress in
International Reading Literacy Study ou Estudo Internacional de Progresso em
Leitura (PIRLS).
Período
de realização do curso:
16/10/2024 a 16/12/2024.
Local de realização do curso:
Curso será ministrado à
distância utilizando a plataforma Moodle disponível no ambiente oficial da UFMG
para cursos de extensão.
Horário de realização do curso:
O curso estará aberto 24 horas
durante todo o período de realização.
Carga
Horária: 120
horas.
Certificado Oficial da UFMG
emitido ao término do curso.
Investimento e formas de
pagamento:
1ª Opção - R$395,00: Boleto bancário em parcela única – pagamento
até o dia 11/10/2024.
O boleto será gerado ao
finalizar a inscrição, podendo ser retirado posteriormente no link: http://ipead.conveniar.com.br/Eventos/, acessado com login e senha cadastrado no ato da
inscrição.
2ª Opção - 2x R$197,50: Cartão de Crédito dividido em até 2 vezes sem
juros (Amex, Aura, Diners, Discover, Elo, Jcb, Master e Visa)
3 ª Opção - Empenho para alunos que serão custeados por setor
público.
Os interessados em se inscrever
por meio de empenho, deverão entrar em contato pelo
e-mail: gestao@ipead.face.ufmg.br
Informações
aos candidatos à bolsa:
Os
candidatos a bolsa deverão seguir as orientações constantes no campo arquivos
"Informações aos candidatos à bolsa ".
Informações adicionais:
Ministrante;
Ementa e
detalhamento do curso.
Website do Curso:
https://www.cecaps.org
Para inscrições via boleto
lembre-se de sempre marcar a opção "sempre mostrar pop-ups".
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