
Trilhas de Futuro -
Educadores - Curso de Aperfeiçoamento em Avaliação Educacional: sistemas,
medidas, instrumentos e indicadores. Certificado
oficial da UFMG DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO emitido pela Pró-Reitoria de
Extensão. As inscrições são destinadas exclusivamente aos servidores que
realizaram a inscrição e foram aprovados no edital Trilhas Educadores.
O período de inscrição foi prorrogado até o dia 22/08/2023, não perca esta oportunidade!!!
Período de inscrição para
matrícula:
12/07/2023 a 22/08/2023.
Objetivo: Desenvolver habilidades e
competências de professores e gestores para a atuação nas instituições
escolares como gestores. Conhecer os principais aspectos da avaliação e seus
indicadores e compreender a utilização dos resultados nas avaliações e sua
utilização para o planejamento escolar. Público-alvo: Ensino superior –
Aperfeiçoamento. Professor de educação básica (PEB) Especialista em educação básica
(EEB) Analista Educacional (ANE) Analista Educacional/ Inspetor
escolar (ANE/IE) Analista de educação básica
(AEB) Técnico em educação (TDE) Assistente técnico de educação
básica (ATB) Assistente de educação (ASE) Assistente de educação básica
(ASB) Servidores de recrutamento amplo
em exercício na SEE/MG, na Fundação Helena Antipoff, na Fundação Caio Martins e
no Conselho Estadual de Educação. Total de Vagas: 170. Duração do curso: 06 meses. Local de realização do
curso: Curso a distância. Carga Horária: 180 horas. Conteúdos Programáticos: - Avaliação de Políticas e
Sistemas Educacionais:30h. Avaliação de políticas
educacionais com o foco em análise de evidências. A avaliação de impacto será
comparada com outras práticas metodológicas onde construiremos diversos
aprendizados do processo avaliativo perseguindo a eficiência, eficácia e
efetividade comuns na operacionalização da racionalidade da avaliação de
políticas sociais. Sistemas e Programas avaliativos educacionais com
foco na centralidade ocupada pela avaliação externa nas políticas educacionais
contemporâneas, ressaltar possíveis consequências da sua utilização destes
sistemas para a avaliação das escolas enquanto instituição. Avaliação da
Educação Pública a partir de Sistemas Avaliativos Internacionais: PISA
Programme for International Student Assessment ou Programa Internacional de
Avaliação de Estudantes. O Sistema de Avaliação da Educação Básica: Saeb
(composto por: Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), Avaliação Nacional
do Rendimento Escolar (Anresc), Prova Brasil, e Avaliação Nacional da
Alfabetização (ANA) e o Sistemas e programas educacionais abordados: Sistema
Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave). - Indicadores Educacionais:
Modelos, Instrumentos, Medidas e Indicadores: 60h Indicadores educacionais no
contexto do enfoque avaliativo e da gestão orientada para resultados; Conceito,
tipologias, riscos e mau uso dos indicadores; Indicadores no ciclo das
políticas públicas educacionais; Exemplos e fontes. Modelos, Instrumentos,
Medidas e Indicadores do INEP. Indicadores a serem abordados: Índice de Desenvolvimento
da Educação Básica - IDEB, Adequação da Formação, Docente, Complexidade de
Gestão da Escola Esforço Docente, Indicadores Financeiros Educacionais, Média
de Alunos por Turma, Média de Horas-aula diária, Nível Socioeconômico (Inse),
Percentual de Docentes com Curso Superior Regularidade do Corpo Docente,
Remuneração Média dos Docentes, Taxas de Distorção Idade-série. - Aspectos
qualitativos da avaliação educacional: 60h Avaliação
institucional ou autoavaliação com um elemento central na gestão democrática
das escolas. Aprendizado de técnicas de metodologia avaliativas qualitativas
com o intuito de desenvolver habilidades e competências de professores e
gestores para entendimento e uso das avaliações externas. Práticas avaliativas
e pedagógicas do método avaliativo qualitativo como instrumento participativo
da comunidade escolar como avaliadores e como avaliados no processo de ensino,
de aprendizagem e de gestão da instituição. - Utilização dos resultados das avaliações externas
para o planejamento e gestão escolar:30h Contribuições
da avaliação externa para a gestão educacional. Socialização e
difusão da realidade escolar através de dados refletidos nos sistemas e
indicadores de avaliação educacional e suas consequências na gestão escolar.
Desafio de gestores e outros membros da equipe escolar pelo nível de desempenho
alcançado pela instituição e interpretar seus resultados e a capacidade de
empreender mudanças. A avaliação da escola a partir de sistemas escolares
padronizados como SAEB e IDEB e seu papel no planejamento com base na gestão de
resultados. Avaliações: As avaliações serão feitas
utilizando as ferramentas da plataforma moodle adaptada ao sistema acadêmico da
UFMG definidas abaixo. Cada disciplina terá a nota máxima de 100,00 pontos e o
aluno para ser aprovado necessita da obtenção de no mínimo 70,00 pontos para
ser aprovado. A pontuação será distribuída nos seguintes métodos de avaliação: Questionários Tarefas Fóruns
avaliativos Frequência: A plataforma moodle adaptada ao
sistema acadêmico da UFMG permite o acompanhamento individualizado da
participação dos alunos em tempo real permitindo ao instrutor acompanhar
quantas tanto acesso, como uso da plataforma e seus conteúdos. Por exemplo,
quantas vezes o aluno acessou o sistema, por quanto tempo e qual parte do
sistema foi acessado (aulas, tarefas, questionário, fóruns, arquivos baixados
etc.). Desta forma, é possível extrair relatórios diários contendo todas as
informações necessárias para a determinação da frequência, que para a obtenção
do certificado deverá ser de 75% da carga horária do curso na plataforma. Coordenação: Danielle Cireno Fernandes PhD. em Sociologia, University
of Wisconsin, EUA, 1999. Corpo Docente: Paula Miranda Ribeiro PhD. em Sociologia, University
of Texas at Austin, EUA, 1997. Zakia Ismail Hachem Doutora em Sociologia,
Universidade Federal de Minas Gerais, 2023. Andréa Branco Simão –
Pesquisadora, Doutora em Demografia,
Universidade Federal de Minas Gerais, 2005. Camila Benevenuto de Andrade, Doutora em Educação,
Universidade Federal de Minas Gerais, 2021. Pauliane Romano Crilo,
Doutora em Educação,
Universidade Federal de Minas Gerais, 2021.
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