• Curso de Aperfeiçoamento em Avaliação Educacional: sistemas, medidas, instrumentos e indicadores.
  • Período de inscrição encerrado.
Informações

Trilhas de Futuro - Educadores - Curso de Aperfeiçoamento em Avaliação Educacional: sistemas, medidas, instrumentos e indicadores.

Certificado oficial da UFMG DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO emitido pela Pró-Reitoria de Extensão.

As inscrições são destinadas exclusivamente aos servidores que realizaram a inscrição e foram aprovados no edital Trilhas Educadores.


O período de inscrição foi prorrogado até o dia 22/08/2023, não perca esta oportunidade!!!


Período de inscrição para matrícula:

12/07/2023 a 22/08/2023. 


Objetivo:

Desenvolver habilidades e competências de professores e gestores para a atuação nas instituições escolares como gestores. Conhecer os principais aspectos da avaliação e seus indicadores e compreender a utilização dos resultados nas avaliações e sua utilização para o planejamento escolar.

 

Público-alvo:

Ensino superior – Aperfeiçoamento.

Professor de educação básica (PEB)

Especialista em educação básica (EEB)

Analista Educacional (ANE)

Analista Educacional/ Inspetor escolar (ANE/IE)

Analista de educação básica (AEB)

Técnico em educação (TDE)

Assistente técnico de educação básica (ATB)

Assistente de educação (ASE)

Assistente de educação básica (ASB)

Servidores de recrutamento amplo em exercício na SEE/MG, na Fundação Helena Antipoff, na Fundação Caio Martins e no Conselho Estadual de Educação.

 

Total de Vagas: 170.

 

Duração do curso: 06 meses.

 

Local de realização do curso: 

Curso a distância.

 

Carga Horária: 180 horas.

 

Conteúdos Programáticos:

- Avaliação de Políticas e Sistemas Educacionais:30h.

Avaliação de políticas educacionais com o foco em análise de evidências. A avaliação de impacto será comparada com outras práticas metodológicas onde construiremos diversos aprendizados do processo avaliativo perseguindo a eficiência, eficácia e efetividade comuns na operacionalização da racionalidade da avaliação de políticas sociais.  Sistemas e Programas avaliativos educacionais com foco na centralidade ocupada pela avaliação externa nas políticas educacionais contemporâneas, ressaltar possíveis consequências da sua utilização destes sistemas para a avaliação das escolas enquanto instituição. Avaliação da Educação Pública a partir de Sistemas Avaliativos Internacionais: PISA Programme for International Student Assessment ou Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. O Sistema de Avaliação da Educação Básica: Saeb (composto por: Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), Prova Brasil, e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e o Sistemas e programas educacionais abordados: Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave).

- Indicadores Educacionais: Modelos, Instrumentos, Medidas e Indicadores: 60h

Indicadores educacionais no contexto do enfoque avaliativo e da gestão orientada para resultados; Conceito, tipologias, riscos e mau uso dos indicadores; Indicadores no ciclo das políticas públicas educacionais; Exemplos e fontes. Modelos, Instrumentos, Medidas e Indicadores do INEP. Indicadores a serem abordados: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, Adequação da Formação, Docente, Complexidade de Gestão da Escola Esforço Docente, Indicadores Financeiros Educacionais, Média de Alunos por Turma, Média de Horas-aula diária, Nível Socioeconômico (Inse), Percentual de Docentes com Curso Superior Regularidade do Corpo Docente, Remuneração Média dos Docentes, Taxas de Distorção Idade-série.

- Aspectos qualitativos da avaliação educacional: 60h

Avaliação institucional ou autoavaliação com um elemento central na gestão democrática das escolas. Aprendizado de técnicas de metodologia avaliativas qualitativas com o intuito de desenvolver habilidades e competências de professores e gestores para entendimento e uso das avaliações externas. Práticas avaliativas e pedagógicas do método avaliativo qualitativo como instrumento participativo da comunidade escolar como avaliadores e como avaliados no processo de ensino, de aprendizagem e de gestão da instituição.

 - Utilização dos resultados das avaliações externas para o planejamento e gestão escolar:30h

Contribuições da avaliação externa para a gestão educacional.  Socialização e difusão da realidade escolar através de dados refletidos nos sistemas e indicadores de avaliação educacional e suas consequências na gestão escolar. Desafio de gestores e outros membros da equipe escolar pelo nível de desempenho alcançado pela instituição e interpretar seus resultados e a capacidade de empreender mudanças. A avaliação da escola a partir de sistemas escolares padronizados como SAEB e IDEB e seu papel no planejamento com base na gestão de resultados.

 

Avaliações:

As avaliações serão feitas utilizando as ferramentas da plataforma moodle adaptada ao sistema acadêmico da UFMG definidas abaixo. Cada disciplina terá a nota máxima de 100,00 pontos e o aluno para ser aprovado necessita da obtenção de no mínimo 70,00 pontos para ser aprovado. A pontuação será distribuída nos seguintes métodos de avaliação:

Questionários

Tarefas

Fóruns avaliativos

 

Frequência:

A plataforma moodle adaptada ao sistema acadêmico da UFMG permite o acompanhamento individualizado da participação dos alunos em tempo real permitindo ao instrutor acompanhar quantas tanto acesso, como uso da plataforma e seus conteúdos. Por exemplo, quantas vezes o aluno acessou o sistema, por quanto tempo e qual parte do sistema foi acessado (aulas, tarefas, questionário, fóruns, arquivos baixados etc.). Desta forma, é possível extrair relatórios diários contendo todas as informações necessárias para a determinação da frequência, que para a obtenção do certificado deverá ser de 75% da carga horária do curso na plataforma.

 

Coordenação:

Danielle Cireno Fernandes

PhD. em Sociologia, University of Wisconsin, EUA, 1999.

 

Corpo Docente:

Paula Miranda Ribeiro

PhD. em Sociologia, University of Texas at Austin, EUA, 1997.

 

Zakia Ismail Hachem

Doutora em Sociologia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2023.

 

Andréa Branco Simão – Pesquisadora,

Doutora em Demografia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2005.

 

Camila Benevenuto de Andrade,

Doutora em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2021.

 

Pauliane Romano Crilo,

Doutora em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2021.